Introdução


-O aterramento é fundamental para a segurança das pessoas e dos equipamentos em uma instalação eletro-eletrônica.
-O aterramento não se limita, absolutamente, a uma simples interligação de um equipamento (ou antena) a uma haste enterrada no solo.
-O aterramento de uma instalação eletro-eletrônica consiste do conjunto de condutores e componentes formando um sistema de aterramento que inclui:
        --Os elementos do aterramento do sistema de alimentação elétrica da edificação;
       --Os elementos do aterramento do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) da edificação ou torre;
       --O aterramento eletrônico (de sinais) da instalação;
       --Os aterramentos de todos os filtros e protetores presentes na instalação, já que os mesmos   utilizam o potencial de terra como potencial de referência.
      --Plano terra (se existir) de antena;
-O tipo e distribuição dos condutores de aterramento, assim como o dimensionamento e                  posicionamento dos protetores,  são importantes para a eficiência do sistema de aterramento.



O aterramento tem as funções básicas de proteção pessoal contra choques elétricos, proteção dos equipamentos, e evitar interferências entre equipamentos de um sistema. O aterramento corretamente feito é necessário para que todas estas funções sejam garantidas em situações como descargas atmosféricas, curto-circuitos e manobras do sistema de energia elétrica. Mesmo em condições normais, o aterramento pode ser importante para garantir o funcionamento estável dos aparelhos eletrônicos, evitando-se as interferências entre eles.
Considerando-se que o aterramento tem a função de, entre outras, proteger os equipamentos eletrônicos, o emprego de protetores deve ser considerado de forma integrada ao projeto de aterramento de um sistema;

Apesar do assunto “aterramento” não ser intuitivo, não é “exoterismo”, mas, sim, uma ciência cujo conhecimento requer o conhecimento dos fundamentos de circuitos e eletromagnetismo.

Na próxima parte entenderemos um elemento tão importante do sistema de aterramento, que aparece nas nossas tomadas: o terceiro pino ou terra de proteção. Ele nos protege de choques elétricos nos casos de fugas ou curto-circuitos.

2 comentários:

  1. Que aula!
    Finalmente consegui entender algo sobre aterramento, pois até então minha "obtusa" visão sobre o assunto redundava aos mitos radioamadorísticos!
    Valeu por teus preciosos ensinamentos!
    73,
    Adinei PY2ADN

    ResponderExcluir
  2. Ah, não deixem de assistir a excelente explanação do PY1DPU sobre aterramento:

    https://www.youtube.com/watch?v=qgBzBRXjZaU

    ResponderExcluir