A bateria escolhida

Baterias de automóveis não são adequadas para este tipo de serviço, pois são construídas para fornecerem altas correntes por curto espaço de tempo, consumindo uma pequena parte da sua carga para a partida do motor. Após a partida, este recarrega a bateria ao longo de todo o tempo de funcionamento.

A nossa necessidade é a de uma bateria de descarga mais profunda. Usei uma bateria estacionária Heliar Freedom  DF1000, pois me pareceu um bom compromisso entre a capacidade de carga e um peso (14,7Kg) que não arruinasse a minha coluna. A marca foi exclusivamente por ser a única que encontrei com facilidade perto da minha casa. Outras alternativas podem e devem ser pesquisadas.

Encontrei as especificações técnicas em:

 http://d26maze4pb6to3.cloudfront.net/heliar/2713/9402/8933/Catlogo_Freedom_EM_BAIXA.pdf).

Porém, recomendo fortemente baixarem o MANUAL TÉCNICO das baterias Freedom no portal:

https://www.neosolar.com.br/media/pdf/manuais/Freedom_Baterias_Estacionarias_manual_tecnico_pt.pdf

Neste manual, o fabricante coloca todas as especificações e gráficos de desempenho das baterias Freedom, assim como descreve inúmeras recomendações sobre carga, instalação e armazenamento da bateria, incluindo recomendações de segurança.

Esta bateria é do tipo chumbo/cálcio-ácida, livre de manutenção, apropriada para no-breaks (de acordo com o fabricante). Segundo as suas especificações, para descargas de 45% da sua capacidade, a vida útil prevista é de 500 ciclos de carga/descarga. Se a profundidade das descargas for de 20%, é prevista uma vida útil superior a 4 anos, com 1500 ciclos de carga/descargas. 

Importante: a bateria livre de manutenção não significa que não produza hidrogênio. Só as baterias AGM, VLRA ou GEL produzem quantidade reduzida ou nenhum hidrogênio quando em carga, portanto seguro para operação em recinto fechado. Logo, esta bateria deverá ser instalada em ambiente externo, ou seja, ventilado. A minha, instalei do lado de fora do shack (figura).


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