domingo, 26 de abril de 2015

Antena Loop Magnética

Dada a minha limitação de espaço para uma antena de 40m no meu prédio no Rio e, principalmente, o alto nível de interferências que arruínam a minha recepção, resolvi fazer experiências com a antena loop magnética pelo seu reduzido tamanho e pela fama de antena silenciosa. Há radioamadores experientes como o Leigth Turner -VK5KLT- que elogiam-na muito, mesmo se comparada com antenas convencionais, desde que a loop seja construída com muito cuidado e componentes apropriados, às vezes difícil de encontrar, como o capacitor de baixíssima perda (alto Q).

Procurei colocar numa página dados úteis sobre esta antena obtidos em vários sites que achei nas minhas pesquisas, e que listo no final. Por estes sites, observa-se que é uma antena de grandes virtudes, mas de construção bastante melindrosa. Ainda estou fazendo experiências com ela pois, as que eu construí e operei até agora, se comparadas com a dipolo a uns sete metros de altura, apresentaram muito pior relação sinal/ruído, mesmo empregando capacitor borboleta e tubo de cobre para não sacrificar o Q da antena.  O próximo passo será trabalhar o balanceamento da antena e a alimentação via cabo coaxial, que pode estar acoplando ruído em modo comum pela baixa qualidade do cabo coaxial. Até agora pode-se dizer que, funcionar.....funciona, mas é opção para quem não tem mesmo opção de espaço.

Creio que vale a pena conferir as informações no artigo, e ver até onde cheguei nas experimentações.

Manterei atualizações do artigo na medida em que avançar nas pesquisas, experimentações e resultados.

73!       João Saad       -PY1DPU-


4 comentários:

  1. Amigo João Saad, gostei muito do seu blogspot. As matérias didaticamente expostas aquí são de relevante teor ao nosso hobby.Com o intuito de somar e evidenciar mais o assunto das antenas loop magnéticas verifique as experiências também realizadas pelo nosso colega PY1AHD Alexandre Grimberg http://www.alexloop.com/ Forte 73 do amigo Miguel PY1NK.

    ResponderExcluir
  2. Grato, amigo Miguel! Sim acompanho o nosso colega Alexandre. Fte 73!

    ResponderExcluir
  3. Opa João saad estes artigos que está postado no seu blog é muito importante para o nosso hobby.
    Valeu pela iniciativa.

    Parabéns

    Py2esg
    Gouveia

    ResponderExcluir