terça-feira, 28 de abril de 2015

CEM e Interferências dos Eletro-eletrônicos

Amigos, as radiocomunicações iniciaram-se de forma mais intensa no início do Século XX e desempenharam um papel fundamental no curso da humanidade. A sua importância pode ser avaliada pela iniciativa dos governos em regular este recurso desde os primórdios de seu desenvolvimento, de forma a garantir o pleno uso em prol da sociedade. Esta necessidade regulatória tornou-se internacional devido a possibilidade de interferência entre diferentes sistemas de radiocomunicações próximos ou distantes, não respeitando fronteiras, uma vez que todos os equipamentos de rádio (ou TV) usam os mesmos princípios físicos de emissão e recepção de sinais através das ondas eletromagnéticas (ou “hertzianas”).

Ocorre que, modernamente, estamos cercados de dispositivos eletro-eletrônicos que utilizam correntes elétricas em circuitos que podem atuar como antenas transmissoras de sinais eletromagnéticos indesejados em uma vasta gama de frequências, dependendo de como seja feito o projeto e a instalação dos circuitos. É uma enorme lista de dispositivos como lâmpadas compactas, a LED, cercas elétricas e todo o tipo de aparelho que use interna ou externamente fontes chaveadas, que PODEM emitir ondas eletromagnéticas espúrias interferentes nas radiocomunicações, especialmente nas faixas mais baixas (ondas tropicais e curtas) conforme temos testemunhado em nossos rádios muito frequentemente.

Quer saber mais sobre este nosso problema e o que está sendo feito para tentar resolver?

Acesse www.radioamadores.org e veja o que a LABRE está fazendo através do seu Grupo de Defesa e Gestão Espectral (GDE). Dê uma olhadinha lá. Você vai se surpreender.


A sua informação é o primeiro passo para tentarmos resolver ou amenizar esta grave ameaça ao nosso hobby.

Se você quiser um pouco mais de informação sobre CEM, Compatibilidade Eletromagnética (EMC, em inglês), acesse http://www.radioamadores.org/intro/cem.htm onde eu tenho um pequeno artigo introdutório sobre o assunto. Caso não consiga, procure na coluna da direita do Blog o assunto: "Introdução à EMC e à Interferência" e clique na página.

73!       João Saad       -PY1DPU-

Nenhum comentário:

Postar um comentário