quinta-feira, 30 de abril de 2015

Para não ficar QRT por falta de energia elétrica!

Com o objetivo de não ficar fora do ar por falta de energia elétrica, decidi investir em um sistema de alimentação a baterias. A princípio pode parecer um projeto trivial já que os equipamentos transistorizados operam na tensão de 12Vcc (13,8Vcc), mas há importantes questões relacionadas à carga das baterias para garantir durabilidade e autonomia delas, assim como questões de segurança que devem ser sempre lembradas.

Se estiver interessado no assunto, procure no índice de páginas ao lado em "Alimentação a bateria"

Porém, alerto aos interessados em sistemas fotovoltaicos, ou seja, aqueles cuja fonte de alimentação são os painéis fotovoltaicos, que os controladores de carga de baterias para este sistemas operam de forma diferente. As fontes de alimentação que usamos nas nossas estações não foram projetadas para serem curto-circuitadas nas suas saídas, podendo ter circuitos de proteção (ou não!). Já os painéis solares (painéis fotovoltaicos podem ser curto-circuitados porque apresentam uma impedância relativamente alta permitindo isto. Esta característica é aproveitada nos controladores de carga de baterias a partir dos painéis, o que não acontece com os controladores de carga de baterias alimentados por fonte de tensão (que apresentam baixa impedância de saída).

Assim, o artigo descrito sob o título "Alimentação a bateria" pode ter informações uteis para os sistemas fotovoltaicos, mas não foram voltados para este tipo de sistema, e sim para a alimentação de estação de radioamador a partir de bateria recarregada pela rede de energia elétrica.


73!       João Saad       -PY1DPU-