terça-feira, 19 de maio de 2015

Aterramento e Proteção

O aterramento é de grande importância para o funcionamento normal da estação, de sua proteção e, mais importante ainda, da proteção do operador em situações anormais de curto-circuito, fugas, retornos e surtos causados por raios. Por isso o título é Aterramento e Proteção, já que são assuntos intimamente ligados.

São vários capítulos (um por página) que tratarão deste tema, que é extenso e com muitos detalhes.  O propósito é mostrar os mecanismos básicos de aterramento e proteção, apontando aspectos importantes normalmente esquecidos, e acabar com mitos. Sempre começo a página com um resumo, para que o colega saiba, de antemão, do que trata o capítulo. Consulte a lista de páginas ao lado. Mas o tema está em construção, muitas páginas no assunto ainda serão lançadas.

Importante

Instalação elétrica é coisa séria e, se mal feita, pode trazer sérios prejuízos pessoais e patrimoniais. Este texto é apenas ilustrativo, limitando-se a aspectos básicos para proporcionar um melhor conhecimento do assunto. Toda a instalação elétrica deve ser executada e/ou mantida por pessoa tecnicamente habilitada e deve atender às normas brasileiras de instalações (p.ex.: a norma NBR5410 no caso de instalações elétricas de baixa tensão e NBR5419 para Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário